A arqueologia já provou a veracidade da Bíblia

A ciência está começando a desvendar vários mistérios bíblicos, entre eles o do Monte Horebe, onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos. Foram encontrados os restos de um grande acampamento, as ruínas de um altar e de doze colunas de pedra ao pé do monte Karkom, localizado na região fronteiriça do Egito e Israel, provando a descrição do livro de Êxodo de que o povo de Israel realmente esteve no deserto por um período.

Mas as descobertas que mais trouxeram benefícios para os estudiosos da Bíblia foram os rolos do Mar Morto. Esse achado confirmou a crença de que os escritos da Bíblia são exatos, conforme foram copiados através dos séculos, a partir de uma época anterior ao nascimento de Cristo. Também foram feitas outras descobertas quanto aos costumes nos tempos bíblicos e a identificação de nomes específicos e doutrinas mencionadas na bíblia.

Alguns rolos do Mar Morto já foram publicados online através de uma colaboração entre a Google e a Autoridade de Antiguidades de Israel. No total, são mais de cinco mil os documentos e imagens disponíveis em alta resolução desde 2012.

De acordo com o site Publico.pt os Manuscritos do Mar Morto incluem as versões mais antigas da Bíblia Hebraica e outros textos apócrifos e livros de regras da seita que os compilou, os essénios. Desde que foram encontrados, apenas um reduzido número de investigadores podia consultá-los, o que, ao longo dos anos, tem gerado controvérsia. Foi para fazer frente às críticas e tornar os manuscritos acessíveis a um maior número de pessoas que as autoridades israelitas avançaram com este projeto online.

Ainda segundo o site, esta é a segunda fase do projeto que começou a ficar disponível no ano passado, quando o Museu de Israel anunciou que cinco fragmentos desta vasta coleção ficariam disponíveis online. Agora, não são apenas cinco, mas todos os manuscritos, praticamente os únicos documentos bíblicos do primeiro século da era cristã que chegaram até hoje.
Você pode acessar os manuscritos do Mar Morto clicando AQUI.

0 comentários: