O que torna alguém ateu?


Hoje mais do que nunca é comum vermos pessoas que se dizem ateus. Talvez porque parece que essa é mais uma moda ou talvez porque existe realmente algum motivo que faz uma pessoa desacreditar Deus.

Certa vez li em um artigo publicado pelo site literatortura:

“Talvez isso se dê por uma máxima falsa que circula por aí a qual insiste em dizer que qualquer problema, crime ou algo ruim que acontece é simplesmente “falta de Deus no coração”. É preciso que se diga que uma pessoa torna-se ateísta não por rebeldia ou vontade de contestar, mas simplesmente porque, como diz um professor meu, não nasceu com o “bilhete premiado da fé”.

Algumas pessoas se perguntam: se Deus existe então porque há tanta maldade, porque pessoas que eu amo morreram?

Não importa muito qual a resposta que você dê a essas pessoas, é preciso fé para acreditar em Deus. Você não pode convencer uma pessoa a acreditar em Deus, ela precisa querer isso, sentir necessidade de estar perto Dele.

Algumas pessoas fazem confusão dizem que Deus é mal, que Ele não nos ama, mas como alguém que elas dizem não existir pode ser mal? Na verdade essas pessoas acreditam na existência de Deus mas sentem ódio Dele, culpam Deus por coisas ruins que aconteceram.

Uma coisa que nós precisamos entender é que Deus não é responsável pelas coisas ruins que nós fazemos. Ele nos deu o livre arbítrio, não criou robôs que seguem as suas ordens sem contestar, criou pessoas que tem a liberdade de escolher no que acreditam e podem escolher fazer o bem ou o mal aos outros.

É necessário acreditar que Deus tem tudo sob controle, que tudo está nas mãos Dele e que nós algumas vezes não teremos todas as respostas que queremos, mas precisamos confiar na sua mão forte sobre nós.

0 comentários: