A Importância das fibras

A fibra, um dos componentes dos alimentos vegetais que nos seres humanos não pode ser digerida pelas secreções gastrintestinais, ganhou nos últimos anos importância especial na prevenção de certas enfermidades (doença cardiovascular, câncer de cólon, diabetes, etc), além de ser fundamental na normalização da função gastrintestinal, prevenindo a constipação (intestino preso).

As fibras podem existir de duas formas: insolúvel ou solúvel.

A fração insolúvel é encontrada nos cereais (farelos de um modo geral), pão integral, cereais matinais integrais, bolachas, torradas, arroz integral, aveia, farelo de trigo, hortaliças e frutas (especialmente nas cascas), atua principalmente na parte inferior do nosso intestino (intestino grosso) retendo água, aumentando o volume fecal e fazendo com que haja a produção de fezes mais macias, facilitando também a movimentação intestinal. Por isso, elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon.

A fração solúvel é encontrada principalmente em alimentos como a aveia, cevada, feijão, lentilha, ervilha, frutas cítricas (bagaço), maçã (casca), goiaba e em certas gomas e mucilagens, muito utilizadas na indústria de alimentos como espessantes. Este tipo de fibra atua principalmente na parte superior do trato gastrintestinal, mais especificamente no estômago e no intestino delgado, onde ocorre a digestão e absorção dos nutrientes. Têm pequeno efeito na evacuação, entretanto, previnem a reabsorção do colesterol encontrado na bile, que é usualmente reabsorvido pelo corpo.

Benefícios do consumo de fibras


















Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos e pão integral para alcançar esta quantidade. Para que as fibras cumpram o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de pelo menos 1,5 litros de água diariamente.


0 comentários: