Como crescer espiritualmente?

Você já deve ter ouvido falar do livro Uma Vida com Propósitos, de Rick Warren. O artigo de hoje se baseia nessa obra abençoada. Se você não leu ainda, procure conhecer esse livro que vai ajudar você a crescer espiritualmente.

Crescimento espiritual não é algo que acontece da noite para o dia e nem automaticamente. É necessário que haja um compromisso voluntário. Você deve querer crescer, decidir, fazer um esforço e persistir em crescer. O discipulado, ou seja, o processo de se tornar semelhante a Cristo, sempre começa com uma decisão.

Seu primeiro passo em direção ao crescimento espiritual é começar a mudar sua forma de pensar. Toda mudança deve sempre ocorrer primeiro em sua mente. Sua forma de pensar determina sua forma de sentir, e o que você sente influencia sua forma de agir.

Atualmente, muitas pessoas presumem que a maturidade espiritual é medida pela quantidade de informação bíblica e de doutrinas que conhecem. Embora conhecimento seja uma parte importante da maturidade, não para por aí. A vida cristã é muito mais do que credos e convicções, ela inclui conduta e caráter. Nossos atos devem ser coerentes com nossa fé, e nossas crenças devem ser respaldadas por um comportamento cristão.

O cristianismo não é uma religião ou uma filosofia, mas um relacionamento e um estilo de vida. A essência desse estilo de vida, como Jesus disse, é pensar nos outros, e não em nós mesmos. Pensar nos outros é o cerne de se tornar semelhante a Cristo, e a melhor evidência de crescimento espiritual. Então como continuar meu discipulado?

Conhecendo a Bíblia

Ela deve se tornar o critério definitivo para minha vida: a bússola na qual confio para saber a direção, o conselho a que dou ouvidos para tomar decisões sábias, e o parâmetro que utilizo para avaliar todas as coisas. A Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra em minha vida.

Muitos de nossos problemas ocorrem porque baseamos nossas escolhas em critérios duvidosos, tradição, razão ou emoção. Todos esses critérios foram corrompidos pela entrada do pecado neste mundo. O que precisamos é de um critério perfeito, que nunca nos leve na direção errada. Somente a Palavra de Deus supre essa necessidade.

Devo assimilar sua verdade

Não basta acreditar na Bíblia, devo preencher minha mente com ela, de forma que o Espírito Santo possa me transformar com a verdade. Por mais de dois mil anos na história da igreja, somente os sacerdotes podiam ler a Bíblia pessoalmente, mas agora milhões têm acesso a ela. Apesar disso, muitos crentes são mais dedicados à leitura do jornal diário do que à leitura da Bíblia. Não é de admirar que não cresçamos. Não podemos assistir à televisão por três horas, ler a Bíblia três minutos e esperar crescer.

Pesquisar ou estudar a Bíblia

É outra forma prática de permanecer na Palavra de Deus. A diferença entre ler e estudar a Bíblia está em dois exercícios que se adicionam ao da simples leitura: fazer perguntas sobre o texto e anotar suas impressões. Você não estudou realmente a Bíblia, se não escreveu seus pensamentos no papel ou no computador. O segredo de um bom estudo bíblico consiste simplesmente em aprender a fazer as perguntas certas.

0 comentários: